A importância de usar protetor solar todo dia

A importância de usar protetor solar todo dia

A importância de usar protetor solar todo dia não é mais um assunto desconhecido ou pouco comentado. Com a diminuição da camada de ozônio (que nos protege dos raios emitidos pelo sol), o aumento da temperatura na Terra e a incidência de câncer de pele cada vez maior, os médicos, especialmente os dermatologistas, têm insistido bastante que as pessoas se protejam. Mesmo assim, existe uma grande dificuldade de incorporar o hábito à rotina e incontáveis dúvidas sobre o uso do produto.

Vários motivos reforçam a importância de usar protetor solar todo dia

A primeira coisa a ser ressaltada é que o protetor solar não pode ser usado apenas em dias de calor e ensolarados. Dias frios, nublados e mesmo com chuva também exigem a proteção, por uma razão óbvia: o sol continua ali, emitindo a mesma quantidade de radiação, mesmo que não o vejamos.

Ele emite três tipos de raios ultravioletas: o UVC (que é barrado pela camada de ozônio), o UVB (cuja maior incidência ocorre entre 10h e 16h) e o UVA. As nuvens não filtram esses raios e a chance de queimar a pele no mormaço é igual ou até maior do que em um dia de sol (porque, como não sentimos calor, ficamos mais tempo expostos). Por isso, o produto deve ser aplicado não só no rosto, mas em todas as áreas expostas do corpo, como mãos, braços, colo e pernas.

O protetor solar deve cumprir suas duas funções: bloquear os raios UVA (responsáveis pelo envelhecimento precoce e alguns tipos de câncer) e UVB (que provocam vermelhidão, ardor, queimadura e câncer). No rótulo do produto deve constar que a proteção é contra os dois raios. Você pode checar, também, se a composição contém substâncias como oxibenzona, octocrileno e etilexiltriazona, chamadas fotoestáveis, responsáveis por manter a eficácia do filtro por várias horas.

Como usar o protetor solar

O segredo para escolher o produto certo é considerar seu tipo de pele. Quem, por acaso, usa um filtro solar que não condiz com as características da própria cútis está sujeito a ressecamento, espinhas e cravos. Peles secas pedem cremes e loções, peles oleosas exigem gel e loções oil-free. Peles normais ou mistas adaptam-se bem a qualquer tipo. Existem muitas opções de protetor solar (em spray, aerosol, mousse, pó, gel, loção e creme), basta encontrar o ideal para você. É válido, também, pedir recomendações à dermatologista, que pode prescrever um produto específico para o seu caso.

Quem precisa maquiar-se todos os dias pode passar o protetor solar e, depois, a maquiagem por cima. É um erro usar apenas maquiagem que contém filtro solar, porque os cosméticos nem sempre cobrem toda a extensão da área que precisa ser protegida. Para reforçar, pode ser usada uma maquiagem que também contenha fator de proteção.

O ideal é que o produto seja aplicado de 15 a 30 minutos antes da exposição ao sol, para que a pele tenha tempo de absorvê-lo. Quando só lembrar de aplicá-lo na praia ou na piscina, passe o produto na sombra e aguarde um pouco. O filtro solar deve ser sempre reaplicado depois de entrar na água ou de se expor ao sol por mais de duas horas. Mesmo ficando na sombra ou debaixo do guarda-sol, a areia, a calçada e a água refletem a radiação, por isso, o protetor é sempre necessário. Pessoas que trabalham em local fechado podem aplicá-lo pela manhã e antes de sair para almoçar.

Quem pratica esportes ao ar livre tem de usar um protetor específico, contendo dióxido de titânio e óxido de zinco, que formam uma espécie de barreira física e impedem que a proteção escorra junto com o suor.

A quantidade aproximada de protetor solar que deve ser aplicada para proteger todo o corpo são as seguintes: meia colher de chá de filtro no rosto, meia colher de chá para cada braço, uma colher de chá para cada perna, outra para o tronco e outra para as costas. O Fator de Proteção Solar (FPS) deve ser de, no mínimo, 30.

Para entender melhor o que é o Fator de Proteção Solar (FPS) e saber escolhê-lo, podemos pensar o seguinte: se você fica vermelha após 10 minutos no sol sem protetor, e o FPS escolhido for 30, significa que o produto protege 30 vezes mais o tempo que você leva para se queimar. Ou seja, nesse caso, ficaria protegida por cinco horas. O FPS 50 oferece a mesma proteção que o 30, a diferença está no tempo de exposição permitido.

Ignorar a importância de usar protetor solar todo dia traz consequências para a pele ao longo da vida. O resultado pode levar anos para aparecer, mas ele aparece: pintas e sardas, por exemplo, além de tudo o que já foi mencionado. É preciso usar o produto, também, em cicatrizes e manchas para evitar que elas aumentem.

Três razões para passar protetor todo dia

  1. Câncer de pele, causado pelos raios UVA e UVB.
  2. Envelhecimento da pele. Pessoas que usam o protetor solar todo dia retardam o envelhecimento cutâneo. O protetor solar é o melhor antirrugas.
  3. Os efeitos nocivos do sol são cumulativos. Bronzear-se não é seguro e não é saudável. O bronzeado é uma reação da pele para se proteger dos raios prejudiciais.

Não importa se a pele é clara ou escura, o uso do protetor solar todo dia é para todos. Para fazer de seu uso um hábito, deixe seu protetor em lugar visível até se acostumar a usá-lo todos os dias, e leve-o consigo para o trabalho ou para onde for passar o dia.

Sem comentários

Poste um comentário

Iniciar conversa
Podemos ajudar?