O Câncer de Pele tem maior incidência em todo o mundo, diz pesquisa

O Câncer de Pele tem maior incidência em todo o mundo, diz pesquisa

Na última quinta-feira, 4 de fevereiro, foi comemorado o Dia Mundial do Câncer, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância das atitudes saudáveis para prevenir a doença. Segundo o levantamento feito pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), entre os homens, são esperados 295.200 novos casos, e entre as mulheres, 300.870. O tipo de câncer mais incidente em ambos os sexos será o de pele não melanoma (175.760 casos novos a cada ano), o que corresponde a 29% do total estimado.

O câncer de pele é tipo de tumor mais incidente na população e é definido pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Com isso, qualquer célula desta composição pode gerar a doença, havendo vários tipos de câncer no derma. Os cânceres de pele podem ser divididos em câncer de pele não melanoma e câncer de pele melanoma.

Dentro dessa divisão, a tipologia do câncer de pele é definida de acordo a localização do tumor no corpo e pode ser divido da seguinte maneira:

Carcinoma basocelular (CBC): é o tipo de câncer de pele mais comum, constituindo 70% dos casos e o tipo menos agressivo. O nome é uma referência as células basais, que se multiplica de forma desordenada, dando origem ao tumor. Por apresentar um crescimento mais lento, dificilmente atinge outros tecidos, não causando metástase. Este tipo de câncer é frequentemente encontrado em partes do corpo que estão mais expostas ao sol, como o rosto e o pescoço. 70% dos casos são encontrados no nariz, mas há ocorrências na orelha, canto interno do olho e outras regiões da face. As chances de cura são altíssimas, quando o tumor é retirado precocemente.

Carcinoma espinocelular ou epidermoide (CEC): é o segundo tipo mais comum de câncer de pele, sendo responsável por cerca de 20% dos tumores cutâneos não melanoma. Se forma a partir das células epiteliais, ou células escamosas, e do tegumento – todas as camadas da pele e mucosa. Na maioria das vezes, se manifestas nas áreas mais expostas ao sol, como o coro cabeludo e orelha, sendo predominante em pacientes com mais de 60 anos de idade, de todas as etnias e com maior frequência no sexo masculino. Neste caso, apresenta maior capacidade de metástase, por ter uma evolução mais agressiva, podendo atingir outros órgãos.

Melanoma cutâneo:  é tumor maligno originário dos melanócitos – células que produzem pigmento. Ocorre em partes como pele, olhos, orelha, trato gastrointestinal, membranas mucosas e genitais. Por ser um dos tumores mais perigosos, tem a capacidade invadir qualquer órgão, inclusive o coração e o cérebro. Pode ser clinicamente subdivido em: melanoma nodular, melanoma lentigioso acral, melanoma maligno disseminado e melanoma maligno lentigo. Este tipo de câncer de pele tem a menor índice de casos registrados, mas aos poucos vem crescendo em todo o mundo.

Devido a diversidade da aparência do câncer de pele, é sempre importante, como regra geral, o aparecimento de um sinal na pele ou mudança em uma pinta/mancha deve servir de alerta para procurar um dermatologista, assim facilitando o diagnóstico precoce do tumor. Além disso, é imprescindível que as pessoas com fatores de risco (quantidade de exposição ao sol, idade e sexo, característica da pele, histórico familiar, pessoal e imunidade enfraquecida) sejam acompanhadas por um profissional

Dia Mundial do Câncer

O Instituto Nacional de Câncer José de Alencar Gomes da Silva (INCA), anualmente, cria campanhas de conscientização sobre a doença. Em 2016, a campanha “Nós podemos. Eu posso”, dá seis dicas de qualidade de vida que podem combater o aparecimento de doenças. Veja como prevenir:

Escolher um estilo de vida saudável

Todos podem tomar medidas para reduzir o risco de câncer ao escolher opções saudáveis, como não fumar, praticar atividades físicas, consumir alimentos e bebidas saudáveis e reduzir a exposição à radiação ultravioleta do sol.

Manter o peso adequado

Estar acima do peso aumenta as chances de desenvolver câncer. Por isso, é importante controlar o peso por meio de uma boa alimentação e manter-se ativo. Cerca de um terço de todos os casos de câncer podem ser evitados com alimentação saudável, manutenção de peso corporal adequado e atividades físicas.

Ter uma alimentação saudável

A alimentação deve ser variada, equilibrada, saborosa, respeitar a cultura e proporcionar prazer e saúde. Frutas, legumes, verduras, cereais integrais e feijões são os principais alimentos protetores. Comer esses alimentos diariamente pode evitar o desenvolvimento de câncer.

Praticar atividade física

A atividade física consiste na iniciativa de se movimentar, de acordo com a rotina de cada um. Você pode, por exemplo, caminhar, dançar, trocar o elevador pelas escadas, levar o cachorro para passear, cuidar da casa ou do jardim.

Evitar a exposição solar das 10h às 16h

Caso não seja possível não se expor ao sol, use chapéu, guarda-sol, óculos escuros, camisa de mangas longas e filtro solar durante qualquer atividade ao ar livre. Procure áreas de sombra, que podem ser desde árvores até edificações, como marquises. Áreas de sombra reduzem em até 50% a intensidade das radiações UV.

Criar ambientes saudáveis

Escolas e locais de trabalho têm papéis importantes na prevenção do câncer. Ambos podem promover uma cultura de saúde ao oferecer refeições nutritivas e tempo para lazer e atividade física. Empregadores podem oferecer espaços com sombra para evitar a exposição solar de seus funcionários.

Referências:

– Portal Minha Vida
– Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva

Sem comentários

Poste um comentário

Iniciar conversa
Podemos ajudar?