A depilação a laser elimina os pelos para sempre?

A depilação a laser é conhecida como definitiva, mas a verdade é que nenhuma técnica possibilita eliminar os pelos para sempre, já que alguns sempre voltam a nascer depois de um tempo. Por esse motivo, inclusive, é necessário fazer manutenções anuais. Mesmo assim, o método é capaz de acabar com cerca de 80% dos fios.

Progressiva e duradoura, a depilação a laser remove o pelo porque a energia emitida, em forma de luz, é atraída e captada pela melanina, o pigmento presente na haste do fio e responsável por sua coloração. O calor destrói ou retarda a capacidade do folículo de produzir um novo pelo. Os que não são eliminados voltam a crescer, mas de maneira mais lenta, cada vez mais claros e mais finos.

Sendo assim, os resultados dependem muito da cor do pelo e da tonalidade cutânea da pessoa. Pacientes com pele clara e fios grossos e escuros costumam ter mais sucesso com a depilação a laser (principalmente em áreas como axilas e virilhas). Já em cútis escuras ou bronzeadas, o tratamento deve ser feito com cuidado. A técnica não tem efeito em pelos claros ou brancos.

O procedimento é indicado para pessoas que sofram com fios encravados, foliculite, hipertricose e hirsutismo (aumento de pelos em locais indesejados) ou que desejem reduzir a quantidade de fios em determinada área do corpo.

Como deve ser a preparação para a depilação a laser

A depilação a laser proporciona resultados prolongados e é segura, desde que realizada por um médico certificado e habilitado (caso contrário, pode causar queimaduras e manchas definitivas, entre outras complicações).

A preparação para o procedimento exige que a pessoa evite o uso de qualquer método que remova o pelo pela raiz (cera quente ou fria, pinça e aparelhos elétricos) entre quatro e seis semanas antes e durante o tratamento. É permitido utilizar lâminas e cremes depilatórios, porque estes preservam a estrutura interna do fio.

Dependendo da área tratada, o procedimento pode durar apenas alguns minutos. A aplicação de laser não é totalmente confortável, mas é bastante tolerável. O dermatologista pode empregar anestésicos locais para tornar as sessões menos doloridas, principalmente em regiões mais sensíveis.

Informações e recomendações importantes

Após a primeira aplicação, o local depilado fica quente e vermelho, e esse incômodo dura de duas a quatro horas. Mais tarde, algumas áreas podem ficar escurecidas e podem surgir crostas, mas isso desaparece em alguns dias.

Depois de cada sessão, é possível retomar as atividades cotidianas imediatamente. Deve-se, apenas, evitar calor e transpiração intensos. Em caso de ardência ou queimação, é recomendado fazer compressas geladas por 30 minutos.

Deve haver muito cuidado com a exposição solar antes, durante e após o tratamento. O ideal é ficar, pelo menos, três semanas sem tomar banho de sol anteriormente à depilação. A radiação ocasiona o aumento da quantidade de melanina na pele e isso pode “confundir” a luz do laser, causar mais desconforto e trazer riscos.

Por isso, a pele precisa estar protegida, com filtro solar e roupas, o tempo todo. Dependendo do tipo de laser utilizado, podem surgir manchas se a área tratada for diretamente exposta à luz solar nos primeiros dias após a sessão.

O número de sessões necessárias é determinado de acordo com a região a ser depilada, a densidade dos pelos e seu ciclo de crescimento. De acordo com a Sociedade Brasileira de Laser (SociLaser), o tratamento dura, em geral, seis sessões.

A depilação a laser é contraindicada para portadores de doenças como vitiligo e lúpus, queloide e que façam uso de determinados medicamentos. Além disso, alterações hormonais podem prejudicar os resultados ou aumentar o número de sessões necessárias, por isso, é recomendado, primeiramente, tratar essa condição.

A pele negra não chega a ser uma contraindicação absoluta, mas o número de sessões necessárias, assim como os riscos, é maior. Por isso, é preciso, antes de tudo, consultar um dermatologista para saber qual seria o tipo de laser mais indicado em cada caso.