Doença de pele Vitiligo

Doença de pele Vitiligo

O Vitiligo é uma doença cutânea que se caracteriza pela diminuição ou até perda da melanina, que é o pigmento da pele, assim gerando manchas brancas pelo corpo. Essas manchas podem ser isoladas ou se espalharem por todo o corpo principalmente nas extremidades como cotovelos, joelhos, mãos, pés, face, genitais até mesmo no interior da boca e dos olhos.

O vitiligo incide em 1% a 2% da população mundial, podendo afetar pessoas de todos os tipos de pele, mas sendo mais perceptível em pessoas de pele mais escura. Como muitos podem pensar, o vitiligo não é contagiante, nem apresenta nenhum risco de vida para ninguém, nem para a pessoa que o possui. A causa do vitiligo ainda é algo desconhecida, algumas pesquisas mostram que entre 30% a 40% dos pacientes com essa doença possuem fator genético para isso, onde algum parente próximo também possui a doença. Para essas pessoas que tem a predisposição para a vitiligo, estresse e fatores psicológicos ajudam a desencadear a doença.

Existem 7 tipos de vitiligo, podendo ser divididos em dois grupos, O vitiligo localizado e o vitiligo generalizado.

No localizado, normalmente três partes do corpo são afetadas, onde as manchas aparecem rapidamente mas se estabilizam, assim não surgindo novas. Já o vitiligo generalizado, como o nome já diz, aparece em várias partes do corpo e podem sempre estar surgindo novas manchas.

O vitiligo ainda não tem cura, mas existem tratamentos que ajudam a preservar e até restaurar a cor da pele. No entanto como não existe um tratamento específico, alguns paliativos podem causar efeitos colaterais, por isso a importância de procurar um médico especializado para auxiliar no controle e tratamento.

Sem comentários

Poste um comentário

Iniciar conversa
Podemos ajudar?