
21 fev Saiba como manter a pele bonita no verão
O verão é a estação das atividades ao ar livre, das férias escolares, da praia, da piscina. É, também, o momento em que a radiação solar incide com mais intensidade sobre a Terra, aumentando o risco de queimaduras, câncer de pele e outros problemas relacionados. Por esse motivo, os cuidados com a pele não devem ser deixados de lado. É possível, sim, aproveitar os meses mais quentes do ano, pondo em prática algumas dicas de como manter a pele bonita no verão para não colocar a saúde em risco.
Dicas de como manter a pele bonita no verão aproveitando a estação
Roupas e acessórios
É importante usar chapéu e roupas de algodão, pois elas retêm mais a radiação ultravioleta (UV) do que tecidos sintéticos, como o nylon. Barracas e guarda-sóis usados na praia também devem ser feitos de algodão ou lona. Outro acessório de extrema importância são os óculos de sol, que previnem a ocorrência de catarata e lesões na córnea.
Filtro solar
A primeira recomendação é evitar a exposição solar entre 10h e 16h (no horário de verão). O filtro solar deve ser aplicado diariamente, e não somente nos momentos de lazer. Os produtos com Fator de Proteção Solar (FPS) 15 ou 20 podem ser usados no dia a dia. Já os com FPS 30 ou superior são os ideais para uma exposição mais longa ao sol, na praia, piscina, pescaria ou piquenique.
O filtro solar escolhido deve proteger contra os raios UVA e UVB e ser aplicado 30 minutos antes da exposição solar, para que a pele tenha tempo de absorvê-lo. A reaplicação deve acontecer a cada duas horas (tempo que pode diminuir se houver transpiração excessiva ou contato com a água). Todas as partes do corpo precisam ser protegidas, incluindo mãos, orelhas, nuca e pés.
Para proteger os cabelos, fluidos siliconados podem ser aplicados nas pontas dos fios, pois evitam os danos causados pelo vento, calor ou maresia. Cicatrizes também merecem atenção (quando novas, podem ficar escuras) e devem ser protegidas com o próprio filtro solar ou com adesivos e esparadrapos.
Em crianças, o uso do filtro solar é recomendado a partir dos seis meses de idade. O produto tem de ser adequado para a pele sensível do bebê. Um pediatra ou dermatologista saberá orientar sobre como cuidar da pele da criança e qual o melhor tipo de protetor para cada caso. É importante incentivar o hábito de usar o produto diariamente desde a infância, pois 75% da radiação acumulada durante toda a vida ocorre até os 20 anos, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Quanto às pessoas negras, apesar de possuírem uma proteção cutânea natural, conferida pela maior quantidade de melanina que produzem, não é recomendado que abdiquem da fotoproteção, pois também estão sujeitas a queimaduras e câncer de pele.
Alimentação e higiene
Para manter a pele bonita no verão, a hidratação deve ser redobrada, por dentro e por fora: aumentando a ingestão de líquidos, como água, sucos naturais e água de coco, e aplicando um bom hidratante, que ajuda a manter a água na pele.
Alguns alimentos podem ajudar na prevenção dos danos que o sol causa à pele, como cenoura, mamão, maçã e beterraba, pois contêm carotenóides, substância encontrada em frutas e legumes de cor vermelha ou alaranjada.
Carnes grelhadas, alimentos crus e cozidos, frutas e legumes com alto teor de água e fibras são opções mais leves e mais fáceis de digerir, além de ajudarem na hidratação e prevenirem doenças e sinais do envelhecimento.
Durante o banho, é preciso usar sabonetes compatíveis com o tipo de pele, e a temperatura da água deve ser fria ou morna, para evitar o ressecamento e o aumento da oleosidade.
Por fim, a dica de como manter a pele bonita no verão é estar atenta à ocorrência de algumas doenças de pele. A combinação sol, areia, cloro e suor eleva esse risco. As mais comuns são as micoses, brotoejas, manchas e sardas brancas, e acne solar, que podem ser evitadas com cuidados simples, como secar muito bem áreas de dobras da pele (virilha, axilas e entre os dedos das mãos e pés).
Sem comentários