Dermatite de Contato

A dermatite de contato é uma doença que pode aparecer em qualquer momento da vida. Ocorre devido a exposição da pele a componentes ou substâncias passíveis de causar alergia. Pode aparecer na primeira vez que a pessoa entra em contato ou então devido a um grande tempo em contato.

A dermatite pode ser alérgica ou não. A alergia ocorre quando a pessoa é ou torna-se sensível a uma substância. Já a de contato ocorre quando o indivíduo sempre tem contato com um componente que causa a irritação, como: removedor de esmalte, solução para lentes de contato ou metais de brincos e relógios.

A exposição ao sol com algumas substâncias como limão, loção de barbear, também pode causar dermatite de contato. Assim como sprays lançados no ar, como é o caso dos inseticidas.

O sintoma mais comum é o aparecimento de erupções vermelhas e pode aparecer cerca de 24 ou 48 horas depois do contato com o causador da irritação. A pele do local fica vermelha, seca e áspera. Dor, queimação e coceira são alguns dos sintomas que acompanham.

Os casos de dermatite de contato sempre devem ser investigados por um médico. A auto medicação pode agravar o problema e retardar a cura e alívio dos sintomas. Para fazer o diagnóstico, o relato do paciente e os testes de alergia ajudam bastante. Quando descoberta a substância ou material que causou a dermatite, é importante que o paciente não entre em contato com o agente causador, para prevenir o reaparecimento da doença.