Cuidados essenciais para a pele negra

Cuidados essenciais para a pele negra

A pele negra é conhecida por ser mais resistente que todas as demais. Isso se dá porque possui mais melanina (coloração que protege contra os raios solares), e fibroblastos mais ativos, que dão maior firmeza e elasticidade. Não é raro ver uma pessoa afrodescendente aparentar menos idade do que realmente tem!

Apesar de possuir estas vantagens em relação às peles mais claras, a pele negra também precisa de cuidados específicos. Manchas, oleosidade excessiva, acne e câncer de pele podem vir a ocorrer.

Por isso, atenção aos cuidados:

Proteção solar: ao contrário do que muita gente pensa, o filtro solar é indispensável. É uma pele que, se tomar muito sol, não apresenta coloração avermelhada. Porém, com o tempo, pode ocorrer uma hiperpigmentação e causar manchas. Para as negras, é recomendado no mínimo um fator de proteção 30, que ajuda a preservar o DNA das células e prevenir contra o câncer de pele. O produto deve ser usado diariamente.

Oleosidade: por ser mais resistente ao envelhecimento, a pele negra costumar ser mais oleosa, o que pode causar cravos e espinhas. Por isso, a recomendação é lavar e higienizar a pele do rosto 2 vezes ao dia. Isso evita a formação de acne e possíveis manchas.

Hidratação: por ser resistente, essa pele é mais forte contra os agentes externos (vento, poluição, frio), mas também impede a absorção dos princípios ativos dos hidratantes. Com isso, pode vir a ressecar. Portanto, hidratação diária é fundamental para evitar o ressecamento. A recomendação é também evitar muitas esfoliações, banhos longos e muito quentes.

Sem comentários

Poste um comentário

Iniciar conversa
Podemos ajudar?