Tratamentos para a pele que podem ser feitos no verão

Tratamentos para a pele que podem ser feitos no verão

Com a chegada dos meses de calor, uma dúvida bastante frequente é quais tratamentos para a pele que podem ser feitos no verão. E este questionamento é muito importante, pois a pele precisa de cuidados redobrados na estação mais quente do ano.

Muitas pessoas acreditam que os tratamentos dermatológicos devem ser realizados apenas no inverno, quando há menor incidência de raios solares. Porém, com os cuidados certos, é possível fazer todos eles no verão.

Quais tratamentos para a pele que podem ser feitos no verão?

Alguns tratamentos para a pele estão liberados para serem feitos no verão, como:

Creme facial

Os tratamentos à base de cremes faciais, especialmente os que possuem ativos anti-idade, podem ser usados durante todo o ano, inclusive no verão. No entanto, nos meses mais quentes, é necessário escolher produtos com ácidos e clareadores em concentrações mais leves e não fotossensibilizantes. Além disso, os antioxidantes devem estar presentes na composição desses produtos, pois a radiação UV é uma das maiores responsáveis pela produção de radicais livres, que contribuem para acelerar o envelhecimento da pele.

Microagulhamento

O microagulhamento é um tratamento dermatológico que consiste na microabrasão da pele, feita através de um aparelho composto por centenas de microagulhas. A técnica estimula a ativação de substâncias na pele capazes de aumentar a produção de colágeno. As principais indicações desse tratamento são:

  • rejuvenescimento facial;
  • para eliminar ou suavizar rugas, flacidez e poros dilatados;
  • solucionar ou amenizar estrias recentes e antigas;
  • para cicatrizar espinhas.

A técnica também pode ser utilizada para potencializar a aplicação de substâncias ativas no tratamento de alterações pigmentares, como o melasma.

O microagulhamento tem vantagens em relação a outros procedimentos. Ele é recomendado para todos os tons de pele. Além disso, pode ser realizado com anestesia tópica e a recuperação não é dolorosa.

Toxina botulínica

É indicada para a prevenção e para o tratamento de rugas, além da hiperidrose (suor excessivo). O procedimento pode ser realizado durante todo o ano.

Preenchimento facial

O preenchimento facial com ácido hialurônico é um dos tratamentos para a pele que podem ser feitos no verão. A técnica serve para corrigir perdas de gordura que ocorrem na pele, com o passar dos anos. O procedimento pode ser usado para tratar várias condições na pele do rosto. Uma delas é o famoso “bigode chinês”, malares (bochechas), olheiras, lábios, têmporas e, também, no rejuvenescimento das mãos.

Peeling de diamante

O peeling é um dos tratamentos para a pele que podem ser feitos no verão. Principalmente aqueles que tratam manchas que aparecem com o excesso de exposição da pele ao sol, como o peeling de diamante.

O peeling, em diferentes intensidades, ativa a microcirculação da pele, estimula a produção de colágeno e elastina, combate rugas, sequelas de acnes e queimaduras solares, dentre outros benefícios. Muito menos agressivo que alguns peelings químicos e sem causar dor, o peeling de diamante pode ser feito em todos os tipos de pele, inclusive nas bronzeadas do sol, pois somente uma parte da epiderme é retirada durante o tratamento.

É possível fazer tratamentos com laser no verão?

Sim. É possível realizar tratamentos com laser no verão. Contudo, é muito importante ter cuidados redobrados com a exposição solar após o procedimento. Um dermatologista qualificado irá pontuar todos os prós e contras para o paciente sobre realizar tratamentos com laser no verão. Cabe ao especialista, também, analisar se o laser é o tratamento mais indicado para determinados casos.

O laser envia feixes curtos e concentrados de luz à pele irregular. Ele é indicado para suavizar cicatrizes faciais, rugas e manchas. Para que os melhores resultados sejam obtidos, são necessários tratamentos adicionais para preparar a pele antes do procedimento. Muitas vezes, estes tratamentos têm início seis semanas, ou mais, antes da data da aplicação do laser. Estes tratamentos são personalizados para cada tipo de derme e feitos para minimizar possíveis complicações.

Os cuidados diários, como a limpeza, a hidratação e a proteção da pele, são indispensáveis durante todo o ano, em especial no verão. Manter uma alimentação saudável, praticar exercícios e consultar periodicamente um dermatologista também são maneiras de tratar a pele que devem ser constantes na vida das pessoas que desejam manter a derme sempre bonita e saudável.

Sem comentários

Poste um comentário

Iniciar conversa
Podemos ajudar?