Como cuidar da pele no verão?

Como cuidar da pele no verão?

No verão, com a temperatura mais alta e os dias bonitos, fazemos mais atividades ao ar livre. Para cuidar da pele nesse período, o importante é não descuidar da proteção solar. Por isso, hoje trouxemos algumas dicas para você aproveitar a estação quente sem “dores de cabeça”. Vamos lá?

Filtro Solar

Indispesável, não só nos dias de verão, como todos os dias do ano, o uso do filtro solar é de extrema importância. Na hora de escolher o produto, verifique no rótulo se há proteção contra os raios UVA e UVB. Quanto ao número do fator de proteção solar (FPS) prefira os de 30 para mais.[

Quando for utilizar, passe em grande quantidade sobre as áreas da pele que serão expostas, sem economizar. O importante é que a pele fique esbranquiçada. Use pelo menos 30 minutos antes de se expôr ao sol e reaplique a cada 2 horas.

Nas crianças, a recomendação é que utilizem o filtro solar a partir dos 6 meses de idade, adequado a pele sensível que elas possuem. O importante é que você sempre peça ajuda ao seu médico dermatologista para que ele indique qual o melhor produto. As crianças maiores e os jovens devem criar o hábito de usar o protetor todos os dias, pois a faixa em que mais recebemos radiação solar é dos 0 aos 20 anos.

Se você tem a pele morena ou negra, é mais “protegido naturalmente”. Mas isso não significa abandonar a proteção solar. Seu tipo de pele, apesar de ser mais resistente, também tem o risco de desenvolver câncer. Use as mesmas recomendações para quem tem a pele clara.

Os cabelos também devem ser protegidos. Passe sempre um leave in com filtro solar ou silicones para proteger os fios do sol e da água do mar. Se os seus cabelos são coloridos, redobre esta recomendação, para evitar o desbotamento. Sempre que chegar da praia ou piscina, lave e hidrate o cabelo, para que ele não sofra danos maiores.

Roupas e acessórios

Além do filtro solar, a escolha das roupas e acessórios também é importante na proteção da pele. Prefira as roupas de algodão, que retém até 90% das radiações solares. Isso porque os tecidos sintéticos retêm apenas 30%. Use sempre chapéus e óculos escuros para proteger os olhos e evitar doenças futuras, como a catarata.
Na hora de escolher o guarda- sol, prefira os que são feitos de algodão ou lona. Os outros materiais são passíveis de receber mais radiação e você sofrer queimaduras mesmo na sombra. Além todos esses cuidados, evite a exposição entre as 10h e 16h, quando as queimaduras solares costumam ocorrer.

Sem comentários

Poste um comentário

Iniciar conversa
Podemos ajudar?