21 fev Prós e contras da aplicação da toxina botulínica
Usar a toxina botulínica para garantir um rosto com aspecto jovem tornou-se tão comum que até as jovens, com pouco mais de 20 anos, estão se submetendo a aplicação da substância, que começou a se popularizar entre as mulheres de maior idade interessadas em rejuvenescer a face.
Foi o cirurgião plástico norte-americano, Richard Clark, que descreveu pela primeira vez, em 1989, o efeito cosmético da toxina botulínica, uma proteína produzida pela bactéria Clostridium Botulinum capaz de diminuir a reação dos músculos faciais à contração quando injetada neles. Desde então, a substância tem sido cada vez mais usada por mulheres – e homens – como tratamento para as rugas faciais.
Toxina botulínica tem ação paralisante
Existem sete tipos diferentes de toxina botulínica (A, B, C, D, E, F e G), mas somente a substância do tipo A está liberada para ser usada nos tratamentos, principalmente estéticos.
É preciso apenas uma pequena quantidade da toxina para bloquear o impulso que orienta a movimentação do músculo facial e causar o relaxamento da musculatura. A falta de movimento é o que previne a formação das rugas faciais entre as sobrancelhas, nos cantos dos olhos (conhecidos pés-de-galinha), na testa, entre outras regiões do rosto.
Substância é usada para prevenir rugas
A aplicação da substância tem sido, para uma grande parte das mulheres, uma forma de prevenir ou retardar a formação das rugas por se tratar de um procedimento médico seguro, eficaz, minimamente invasivo, de resultado rápido e com poucos efeitos colaterais.
O aprimoramento da técnica e o uso de quantidades menores da toxina botulínica nas aplicações também evita que a aparência final fique com aspecto paralisado e artificial. Há casos em que nem se percebe que ocorreu a aplicação da substância na face.
Uso incorreto pode causar efeito indesejado
Resultados assim só são possíveis quando a toxina é aplicada por uma médico dermatologista com profundo conhecimento sobre a técnica. Há músculos no rosto que não podem ser paralisados por exercerem funções que são importantes para a expressão natural da face. O músculo que levanta as sobrancelhas e os músculos da linha do sorriso, por exemplo, são necessários para as expressões dessas regiões e até para comer. Realizar a aplicação com quem não é capacitado para fazê-la pode comprometer funções vitais para o organismo e gerar outros danos a ele.
Inevitavelmente, um dia as rugas surgem, pois não é apenas à contração e relaxamento dos músculos que elas estão relacionadas. O processo natural do envelhecimento também deixa o rosto com marcas devido a perda de gordura e elasticidade da pele. Dependendo do caso, a solução pode não ser a toxina botulínica. Mas isso, somente a avaliação da dermatologista poderá determinar.
Sem comentários