21 fev Principais formas de recuperar a pele após o Verão
Com a chegada do verão, a pele enfrenta inúmeras batalhas para continuar saudável. Devido as altas temperaturas e o calor, com o passar dos dias, desidrata, resseca e aumenta a produção de suor, que favorece o desenvolvimento de microrganismos, como fungos e bactérias, facilitando o surgimento de infecções da pele.
Durante as exposições ao sol é sempre importante beber bastante água e aplicar protetor solar várias vezes ao dia, além de evitar ir à praia entre 10h e 16h. Mas se você esqueceu os conselhos básicos e aproveitou muito, nos separamos algumas dicas importantes para recuperar sua pele.
Para os dermas ressecados, o ideal é redobrar a hidratação. Utilize sabonetes neutros a base de glicerina e evite as marcas chamadas “bactericidas” ou muito perfumadas. Banhos com água quente também são prejudiciais na recuperação, por remover a hidratação natural da pele. Após o banho, capriche na aplicação de hidratantes, a base de ureia, silicone, alantoína ou pantenol, principalmente nos braços, pernas e pés.
No caso das queimaduras, a utilização de produtos pós-sol ajuda acalmar a pele, devidos as propriedades como camomila, calamina e aloe vera, geralmente presente nas composições. Esses produtos devem ser utilizados antes dos hidrantes, devido a textura e fácil absorção pelo derma. Nos casos de descascamento da pele, o importante é não puxá-la ou arrancá-la. Massageá-la, ainda úmida, e hidrata-la é a melhor opção.
Alguns cremes com ácido e os peelings já podem ser utilizados no início do Outono, como forma de tratamentos leves, antes da chegada do Inverno, melhor estação para reparar os danos na pele. Segundo a dermatologista Silvia Zimbres, especializada em Dermatologia Clínica e Cirúrgica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, os tratamentos mais leves já fazem uma grande diferença. O micropeeling, por exemplo, é uma esfoliação menos agressiva que limpa e elimina a pele morta. Outra opção, segundo a especialista, é a utilização de lasers, como o fracionado, indicado para manchas do tipo de sardas ou melanoses de sol.
A alimentação também ajuda muito na hora de recuperar a pele, devido as propriedades como vitaminas e substâncias anti-oxidantes que auxiliam na recuperação contra os danos causados pelo sol. Alimentos ricos em vitamina C, vitamina E, licopeno, ômega 3, selênio, zinco, resveratrol, polifenóis, são escolhas saudáveis para regenerar a pele.
O importante mesmo é prevenir e sempre seguir as orientações do seu dermatologista, antes de começar qualquer tratamento. Lembre-se, cada caso é um caso e tem sua indicação específica.
Referências:
– Doenças de pele que ocorrem durante o verão, Portal da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica
– Como recuperar a pele após o verão, Portal M de Mulher
– Dicas para recuperar a pele depois do Verão, Portal Diário Catarinense
– Hora de recuperar a pele do Verão, Portal Vila Mulher
No Comments