21 fev O que é o fator de proteção solar?
Na hora da compra do protetor solar, sempre bate aquela dúvida: FPS (fator de proteção solar) 15, 30, 60? Mas afinal, o que significam estes números?
Ao contrário do que muitos pensam, o número alto não significa que a proteção é mais forte e sim quanto tempo ela dura. Por exemplo, se a pele de uma pessoa demora 7 minutos para sofrer com o efeito dos raios solares e usa um protetor com FPS 15, ela vai ficar protegida 15 vezes mais tempo. Ou seja, ficará protegida por 105 minutos.
No caso de um protetor com FPS 70, indicado para pessoas que tem a pele muito clara, não é mais potente que o anterior, mas ele proporciona então 70 vezes mais proteção. Se a pele demora 5 minutos para começar a sentir os efeitos do sol, com este fator, estaria protegida por 350, cerca de 6 horas.
Esta numeração é definida por órgãos reguladores de medicamentos, com diversos testes em peles diferentes. Em junho de 2012, a Anvisa determinou que o FPS mínimo para venda ao público deveria ser 6.
Mas o que demonstra que uma pele está protegida? É quando ela está exposta ao sol e não apresenta vermelhidão ou ardência devido às queimaduras. Porém, o importante é proteger a pele o ano todo, inclusive no inverno. Na estação mais fria, a pele exposta demora um pouco mais, mas também sofre com os efeitos do sol.
A recomendação é a criação de um hábito diário para o uso do protetor solar. Uma dica é colocar o frasco em um lugar à vista, para que a proteção seja feita logo de manhã. Carregar na bolsa também é uma boa pedida, já que é preciso reaplicar durante o dia.
Sem comentários