Tratamento dermatológico para acne e cicatrizes

Tratamento dermatológico para acne e cicatrizes

Como se caracteriza a acne?

Muito comum, acne é o nome dado a espinhas e cravos que surgem devido a um processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilos sebáceos. Muito frequente na fase da adolescência, sem deixar de ser comum também em adultos, principalmente em mulheres. Além do incômodo das lesões, o comprometimento estético determinado por alterações da pele pode atingir o lado psicológico e tornar o adolescente inseguro, tímido, deprimido, descontente, com rebaixamento da autoestima e com consequências sérias que podem persistir pelo resto da vida.

 

Tratamento dermatológico é ideal!

O ideal é a acne ser tratada o mais precocemente possível por um dermatologista. Está ultrapassada a ideia de que não se deve tratá-la por ser considerada “própria da idade”, “de desaparecimento espontâneo com o tempo” ou “de não ser doença”. Seu controle é recomendável não só por razões estéticas, como também para preservar a saúde da pele e a saúde psíquica, além de prevenir cicatrizes (marcas da acne) tão difíceis de corrigir na idade adulta.

A melhor forma de evitá-las é começar o tratamento adequado o mais cedo possível. Ou seja, a acne tem tratamento e pode ser curada ou controlada, porém, isso pode levar bastante tempo.

Os melhores e principais procedimentos realizados para cicatrizes de acne são: peeling físico, químico e a laser, luz pulsada e esfoliações químicas. Não manipular as lesões e proteger contra o sol são ações coadjuvantes importantes durante o tratamento. A limpeza de pele, quando bem executada, é um ótimo complemento do tratamento de algumas formas de acne e cicatrizes.

 

Cuidado e prevenção são importantes.

A prevenção começa com higiene adequada da pele com um sabonete ou produto de limpeza indicado especialmente para pela acneica ou oleosa. Também se deve evitar cosméticos que aumentem a oleosidade. Acne tem forte componente genético, e não se relaciona diretamente com alimentação.
A pele pode melhorar após a exposição ao sol, porém, essa melhora é apenas temporária e a exposição exagerada acarreta piora do quadro. As pessoas com acne, como todos, devem se expor ao sol de maneira cuidadosa, racional e orientada.

 

Entre em contato com nosso consultório e agende sua consulta!

Sem comentários

Poste um comentário

Iniciar conversa
Podemos ajudar?