Sinal na pele é preocupante?

Sinal na pele é preocupante?

Pintas ou nevos como são chamados pelos dermatologistas, são lesões planas ou elevadas, cuja coloração normalmente é mais escura que a tonalidade da pele, podem ser congênitos, que nascem com a pessoa, ou adquiridos ao longo da vida. A grande maioria das pintas aparecem na infância, e vão surgindo ao longo dos primeiros 30 anos de vida. Alguns médicos possuem o parâmetro que é considerado normal ter de 10 a 40 pintas até a idade adulta.

Em sua grande maioria, os nevos são benignos, mas existem as chances de se transformarem em algo mais sério, muitas vezes em um câncer. A medida que os anos passam uma pinta que sempre teve aspecto normal pode acabar mudando sua cor e protuberância, por isso é necessária atenção. Os nevos podem ser divididos em duas categorias, as congênitas que são as que nascem com a gente, afetando cerca de 1 a cada 100 pessoas, e as pintas displásicas que são maiores e normalmente possuem formato irregular, aparecendo ao longo da vida das pessoas. Essas têm chances maiores de se tornar um melanoma.

Grande parte da população possui nevos, mas existem alguns sintomas que devemos ficar atentos, como a coloração dessa pinta e sua mudança de cor, o tamanho, se vêm aumentando ou diminuindo, e as bordas da pinta, para observar se está ficando irregular. Percebido quaisquer sintomas desses, um médico deve ser procurado o quanto antes.

Quando uma pinta é reconhecida pelo médico como suspeita, a melhor opção é fazer a remoção dessa. É uma pequena cirurgia com anestesia local que retira a pinta e a envia para a biopsia. Câncer de pele, é como qualquer outro e precisa da mesma atenção e cuidado, por isso mantenha consultas regulares com o seu dermatologista e tome os cuidados receitados por ele.

Sem comentários

Poste um comentário

Iniciar conversa
Podemos ajudar?