Quando começar a cuidar da pele?

Quando começar a cuidar da pele?

Saber quando começar a cuidar da pele é muito importante para evitar problemas e incômodos com esta parte tão visível do corpo. Dar toda a atenção devida à pele é essencial para quem quer garantir um futuro sem rugas e manchas, por exemplo.

Engana-se quem acredita que a pele jovem não precisa de cuidados especiais. O corpo tem necessidades e precisa de atenção, mesmo no início da vida adulta, a partir dos 20 anos. Portanto, rituais diários de cuidados com a pele são fundamentais desde cedo.

Entenda quando começar a cuidar da pele

A proteção solar é, sem dúvida, o cuidado mais importante que devemos ter com a pele desde cedo, para retardar o envelhecimento cutâneo. Algumas pessoas, dependendo do tempo de exposição solar, irão apresentar sinais de envelhecimento antes dos 30 anos.

A partir dos 25, a produção de colágeno diminui e é nessa fase que as alterações do DNA, causadas pelo sol, começam a aparecer, sendo o momento ideal para se iniciar os cuidados antienvelhecimento.

Quando começar a cuidar da pele, não esqueça de nenhum dos passos abaixo:

Lave o rosto

Lavar o rosto é fundamental para manter a saúde da pele e evitar o entupimento dos poros, principal responsável pelo surgimento de cravos e espinhas. Procure lavar o rosto pela manhã. Este hábito ajuda a eliminar a oleosidade natural produzida durante o sono. Uma segunda lavagem pode ocorrer no fim do dia, para eliminar a poluição e as impurezas acumuladas.

O número de lavagens pode variar de acordo com cada tipo de pele, mas, geralmente, a limpeza com água é recomendada duas vezes ao dia. Um sabonete neutro ou específico para a pele do rosto e do corpo também deve ser utilizado para retirar a sujeira. É preciso, apenas, cuidar para não exagerar no número de lavagens, pois o excesso acaba estimulando a produção de oleosidade, assim como usar água muito quente.

Retire a maquiagem

Os produtos que compõem a maquiagem das mulheres podem ser bastante prejudiciais à saúde da pele. Ainda mais à noite, quando o processo de renovação celular é mais intenso.

A maquiagem obstrui os poros e impede a pele de respirar, atrapalhando essa etapa e promovendo o envelhecimento precoce. Para deixar o rosto limpo, use um demaquilante adequado para o seu tipo de pele e finalize com um sabonete.

DICA: maquiagens à prova d’água são retiradas mais facilmente com produtos à base de óleo.

Faça esfoliações na pele

Aplicar um esfoliante uma vez por semana promove a remoção das células mortas. Além disso, o processo evita a formação de cravos e deixa a pele pronta para receber determinados tratamentos. A esfoliação é especialmente indicada para quem tem a pele oleosa.

Não esqueça de hidratar

Tanto a pele seca quanto a pele oleosa precisam de hidratação para equilibrar a produção de sebo. Pessoas com pele oleosa devem usar produtos sem óleo ou em gel. Já as pessoas que têm pele seca ou mista, devem preferir os produtos mais hidratantes.

Proteja a pele

O sol é um dos principais responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele, além de causar doenças sérias, como o melanoma. Por isso, protegê-la diariamente é fundamental para manter a pele sempre jovem e bonita. Aplique protetor solar pela manhã, após o hidratante, e reaplique durante a tarde para garantir a permanência do produto.

Faça máscaras faciais em casa

Máscaras faciais equilibram a oleosidade da pele e conferem a ela um aspecto saudável e viçoso. Há produtos disponíveis para pele oleosa que promovem o fechamento dos poros, e para pele seca, que aumentam a hidratação. Veja qual deles mais se adequa ao seu rosto e faça este investimento. Máscaras faciais ajudam a equilibrar a oleosidade da pele.

Utilize um creme antirrugas

Pessoas com mais de 25 anos devem completar a sua rotina diária de cuidados com a pele com o uso de cremes antirrugas. Esses produtos ajudam a manter a firmeza da pele, deixando-a longe de rugas, manchas e linhas de expressão.

Conheça os tratamentos indicados para a pele jovem

Existem vários tratamentos disponíveis para ajudar a manter a pele jovem e livre de impurezas. E é possível realizar combinações deles para suprir as necessidades de cada tipo de pele.

Quando começar a cuidar da pele, alguns destes tratamentos serão indicados para você:

Toxina botulínica

A toxina botulínica é uma substância purificada, derivada de uma bactéria. Uma agulha muito fina é usada para injetar pequenas quantidades de toxina em músculos específicos. A toxina é aplicada apenas em músculos produtores de rugas, preservando as expressões faciais. O procedimento é ideal para a prevenção de rugas e linhas de expressão.

Limpeza de pele

A limpeza de pele também é uma boa alternativa e pode ser feita uma vez por mês para remover impurezas e cravos. A técnica também confere maciez à pele, mantendo-a saudável, e auxilia no equilíbrio de todos os tipos de dermes.

Peeling químico

O peeling químico utiliza uma solução química para suavizar a textura da pele, removendo as camadas exteriores danificadas. O tempo que o produto permanece em contato com a pele depende do tipo de peeling. O procedimento pode causar leve ardor e deixar a pele avermelhada nos dias seguintes ao procedimento.

Peeling superficial

O peeling superficial é indicado para  tratar a pele com pigmento irregular, ressecamento, acne ou rugas superficiais. Cicatrizes de acne, rugas mais profundas e tonalidade desigual da pele podem ser tratadas com o peeling químico médio.

Já a pele danificada pelo sol, com rugas faciais profundas,  cicatrizes, aparência manchada e até lesões pré-cancerígenas, pode ser tratada com o peeling profundo.

Em todo caso, é necessário não se precipitar na escolha de um tratamento. Converse com um dermatologista para determinar quando começar a cuidar da pele e qual tratamento é mais indicado. Esta é uma decisão que deve ser bem pensada.

Sem comentários

Poste um comentário

Iniciar conversa
Podemos ajudar?