Prós e contras da luz pulsada para o tratamento da pele

Prós e contras da luz pulsada para o tratamento da pele

Quem deseja mudar a pele do rosto, as cicatrizes que detém no corpo e até mesmo se livrar de vasinhos pode pensar em fazer as alterações com Luz Intensa Pulsada. O tratamento é indicado para o clareamento de manchas, fotodepilação e diminuição de telangectasias. E só deve ser feito por dermatologistas membros da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Os danos causados pelo envelhecimento e pela luz do sol, mesmo os não visíveis, também podem ser corrigidos em sessões de luz intensa pulsada. Manchas, sardas, rugas e outras marcas de expressão somem da pele a cada sessão. Geralmente é preciso fazer mais de uma aplicação, com intervalos mensais para não agredir demais a pele, para atingir o aspecto desejado. O número exato de sessões é definido pela dermatologista após avaliação da pele, normalmente realizada na primeira consulta.

Como a luz intensa pulsada age

A luz pulsada melhora a textura e a firmeza da pele em qualquer região do corpo. As mais comuns são rosto, pescoço, mãos, braços e colo. O tratamento deixa a derme com a cor uniforme e melhora a elasticidade devido a ação da luz pulsada sobre a melanina, os vasos sanguíneos e o colágeno.

A aplicação pode gerar um certo desconforto, por isso a dermatologista pode usar uma pomada anestésica para aliviar os efeitos causados pela aplicação. Também pode solicitar que seja feito o preparo da pele antes da sessão. É importante seguir todas as orientações para potencializar os resultados.

O equipamento usado para incindir a luz sobre a pele  possui uma ponta resfriada, que protege contra queimaduras no momento das aplicações. A luz age nas áreas onde há excesso de pigmentação: quanto mais pigmentada, mais luz é absorvida. O calor se acumula nesses locais manchados para dissolvê-los.

Depois da aplicação é possível que haja  sensação de queimação ou a pele fique levemente vermelha ou inchada. Também é possível notar um escurecimento das manchas e sardas, e descamação. Tudo faz parte do processo de renovação da pele e some em poucos dias.

Possíveis complicações causadas pela luz

A  maior parte das pessoas pode se beneficiar com o efeito provocado pela luz intensa pulsada na pele. Apenas mulheres grávidas, portadores de vitiligo e pessoas que usam remédios que aumentam a fotossensibilidade devem evitá-lo.

O cuidado para que o tratamento seja feito da forma correta deve ser muito grande. Caso contrário, há o risco de causar mais dor do que o normal, feridas, inchaço, irritação e queimaduras. Uma precaução é se certificar de que a dermatologista que irá realizá-lo possui habilitação para fazer aplicações de luz intensa pulsada. Em qualquer tratamento,a segurança deve ser sempre uma prioridade.

Sem comentários

Poste um comentário

Iniciar conversa
Podemos ajudar?