Por que hidratar a pele no verão é importante?

Por que hidratar a pele no verão é importante?

Uma pele hidratada faz bem à saúde. Ela exerce a função de proteção, pois evita a entrada de micro-organismos que podem causar infecções no corpo, e também contribui para uma boa aparência. A hidratação da pele no verão, especificamente, exige maior atenção porque, em dias mais quentes, não só eliminamos uma maior quantidade de líquido devido ao suor excessivo como a secura do ar absorve a umidade natural da pele.

A pele desidratada fica opaca, áspera, sem elasticidade e descama facilmente, tornando rugas e linhas de expressão mais aparentes. O processo de envelhecimento também está ligado à perda gradual de substâncias que hidratam e dão elasticidade à pele de forma natural (como o ácido hialurônico).

Prezar pela hidratação cutânea ajuda a manter a umidade e a acrescentar nutrientes importantes para a revitalização e regeneração das células epiteliais, o que retarda ou, pelo menos, minimiza os efeitos do envelhecimento. Além de repor a perda de água, a hidratação também promove o relaxamento da musculatura e alivia o estresse.

Como realizar a hidratação da pele no verão

O organismo consome, diariamente, entre um e dois litros de água para manter seu funcionamento. Por ser o maior órgão do corpo e o mais exposto, a pele é grande consumidora dessa reserva hídrica. É através da alimentação e da ingestão da quantidade certa de líquidos que recuperamos essa quantidade de água para que tudo permaneça em equilíbrio.

Por isso, é tão importante alimentar-se bem. Cremes hidratantes não fazem todo o trabalho sozinhos: os alimentos são um reforço necessário para a hidratação da pele no verão. Uma dica é consumir os que são ricos em vitamina E, além de muita água e sucos naturais, para evitar ressecamento, dermatites e coceiras.

Ficar muito tempo debaixo do chuveiro, principalmente se a água estiver quente, e usar sabonete em excesso pode agravar o quadro dessas doenças e causar a diminuição da gordura que protege a pele, criando fissuras e escamas imperceptíveis que favorecem a entrada de micro-organismos.

O uso de cremes hidratantes fortalece a barreira natural de lipídios que protege a superfície da pele. Produtos que realmente hidratam contêm óleos ou manteigas vegetais, ácido hialurônico, ceramidas e ureia (substâncias que impedem a perda excessiva de água pela pele).

Apesar de usar corretamente o protetor solar, horas seguidas de sol e calor também causam um estresse considerável à pele. Depois de um dia todo ao ar livre ou em contato com a água é natural que a cútis fique fragilizada. Para diminuir o desconforto e repará-la, um hidratante nutritivo deve ser aplicado, de preferência um que seja hipoalergênico.

Outro motivo pelo qual desidratamos mais no verão é o fato de que a água aplicada diretamente na pele (duchas para refrescar, banhos de mar ou de piscina) tem efeito agressivo (apesar de soar contraditório). Por isso, a hidratação da pele no verão deve ser reforçada com cremes de fórmulas mais ricas e nutritivas, e sabonete ou gel de banho neutro.

Sem comentários

Poste um comentário

Iniciar conversa
Podemos ajudar?