Pintas na pele podem ser um sinal

Pintas na pele podem ser um sinal

Muitas pessoas têm pintas e sinais espalhados pelo corpo que nem sempre apresentam algum risco, mas é preciso ficar atento. Dentre os principais cuidados, o uso do protetor solar é fundamental. Além disso, se manter alerta ao risco de câncer de pele que algumas dessas manchas apresentam, e saber a forma correta de removê-las é muito importante.

 

Por que as pintas surgem?

Cientificamente, pintas são chamadas de nevos melanocíticos. Além delas, as verrugas e sinais também recebem a mesma nomenclatura. A maioria dos nevos surge devido a exposição solar e possuem formato regular.
Podem se manifestar em qualquer idade, desde a infância até a fase adulta. Alguns casos merecem atenção redobrada, e em alguns casos o paciente precisa tomar cuidado com as pintas.
Pessoas com:

– Pele, olhos e cabelos claros;
– Histórico pessoal ou familiar de câncer de pele – em especial melanoma;
– Mais de 100 nevos espalhados pelo corpo;
– Sardas;
– Sensibilidade ao sol, incapacidade de se bronzear, queimaduras solares frequentes;

Esses pacientes devem ficar especialmente atentos ao risco de câncer de pele.

 

Riscos e ameaças das pintas para a saúde

As pintas podem ser marcadores de risco para o melanoma. Este é um tipo de câncer agressivo, muito comum em pessoas de pele clara, histórico de queimaduras solares ou queimaduras solares.
É extremamente importante que um dermatologista examine os nevos e realize um diagnostico especifico. Exposição exagerada acarreta piora do quadro.

 

Prevenção e Cuidados 

O principal cuidado é a proteção solar adequada. O uso do protetor deve ser diário, o recomendado é evitar a exposição entre 10 horas da manhã e quatro da tarde. Fazer o uso de chapéus, bonés e óculos de sol também são bons aliados. Sempre consulte seu dermatologista para indicar o melhor método de prevenção e tratamento.

 

Entre em contato com nosso consultório e agende sua consulta!

Sem comentários

Poste um comentário

Iniciar conversa
Podemos ajudar?