O que é preciso saber antes de aplicar toxina botulínica?

A toxina botulínica é um procedimento minimamente invasivo bastante conhecido por melhorar linhas de expressão, rugas profundas entre as sobrancelhas, na ponte do nariz, na testa, no pescoço e ao redor dos olhos, além de reposicionar as sobrancelhas. O procedimento não requer nenhum cuidado específico no pré-operatório, mas há muita coisa importante que é preciso saber antes de aplicar toxina botulínica.

Como evitar riscos está entre o que é preciso saber antes de aplicar toxina botulínica

Em quantidades muito pequenas e aplicada em músculos faciais específicos, ela age como um bloqueador neuromuscular, ou seja, impossibilita a transmissão de estímulos dos neurônios para os músculos e impede, parcial ou totalmente, sua contração e a consequente formação de rugas. O bloqueio é temporário. Após algum tempo, os músculos voltam a contrair-se.

Algumas estruturas musculares não podem ser atingidas, pois realizam funções importantes na expressão facial de uma pessoa (por exemplo, as da linha do sorriso e a que levanta as sobrancelhas). Por isso, para sulcos ao redor dos lábios (o conhecido bigode chinês), o tratamento recomendado é o preenchimento facial, por ser uma região de bastante movimento e por haver risco de paralisar uma musculatura que é parte fundamental da expressão natural da paciente.

O tratamento, geralmente, é bem tolerado, rápido e o tempo de recuperação é mínimo. Desde que realizado por um dermatologista adequadamente treinado e experiente, é bastante seguro. Os efeitos colaterais também são mínimos e relacionam-se com a área em que a toxina é aplicada. Pode haver dor (não causada pelo produto em si) e inchaço por cerca de três a sete dias. Hematomas podem ocorrer pela própria introdução da agulha que, em seu trajeto, pode perfurar vasos sanguíneos e promover pequenos sangramentos locais.

É permitido usar maquiagem, mas é preciso evitar pressionar ou massagear a área nas primeiras horas após o tratamento. Em casos raros, a paciente pode desenvolver fraqueza temporária nos músculos vizinhos, dor de cabeça e queda temporária da sobrancelha e/ou pálpebra superior. Quando aplicada em dose excessiva, pode causar perda temporária de expressão – risco que inexiste se o profissional for qualificado. O uso frequente da substância não provoca perda de expressão.

Os resultados começam a ser notados entre dois e cinco dias, mas tornam-se mais evidentes em até duas semanas. O efeito da toxina botulínica dura de três a quatro meses. Depois desse tempo, o músculo volta à ativa. Deve haver um intervalo mínimo de três meses entre cada aplicação, sob o risco de o organismo desenvolver resistência ao produto e o mesmo perder seu efeito.

A toxina botulínica também tem outras indicações: trata a sudorese excessiva (quando aplicada nas axilas ou nas palmas das mãos e plantas dos pés), a bexiga hiperativa, a rigidez muscular excessiva, distonias, espasmo hemifacial, enxaqueca, estrabismo e blefaroespasmo.

Outra informação que é preciso saber antes de aplicar toxina botulínica é que o tratamento não deve ser realizado em mulheres grávidas e amamentando, portadores de doenças neuromusculares, imunológicas e coagulopatias e em pessoas que utilizem anticoagulantes, aminoglicosídeos e drogas que interfiram na transmissão neuromuscular.