Laser CO2 Fracionado: vantagens e desvantagens

Laser CO2 Fracionado: vantagens e desvantagens

Existem, atualmente, dois tratamentos a laser que usam o dióxido de carbono (CO2) para fins estéticos: o Laser CO2 Total e o Laser CO2 Fracionado. A diferença é que o primeiro é mais agressivo e a sua recuperação é bem mais lenta.

O Laser CO2 Fracionado é uma técnica que associa o benefício do laser de CO2 tradicional, utilizado principalmente para tratar o envelhecimento da pele, com o benefício de uma recuperação mais rápida. Diferentemente do Laser CO2 Total, que atua sobre toda a extensão da pele, o CO2 Fracionado age em micropontos específicos.

Para que é indicado o Laser CO2 Fracionado?

O Laser CO2 Fracionado é indicado, principalmente, para melhorar o aspecto das rugas finas, do envelhecimento facial, do fotoenvelhecimento, da aspereza, das cicatrizes de acne, das estrias, das manchas provocadas pelo sol e, também, alguns tumores benignos.

A energia emitida pelo laser em “colunas térmicas” age diretamente sobre a pele doente ou envelhecida. Quanto maior a energia utilizada, maior a profundidade alcançada. Assim, é possível melhorar rugas e cicatrizes mais profundas. A recuperação varia entre três dias e uma semana, quando são observados todos os cuidados necessários.

Uma avaliação cuidadosa deve ser feita por um dermatologista qualificado e habituado ao uso de tratamentos a laser para a pele antes da realização do procedimento. A escolha da técnica utilizada em cada caso depende de vários fatores, como tendências genéticas, exposição solar exagerada sem proteção, grau de envelhecimento, etc.

Vantagens do tratamento

O Laser CO2 Fracionado possui diversas vantagens. Veja.

  • Alta precisãoGraças à alta precisão do Laser CO2 Fracionado, é possível remover linhas de expressão finas e pequenas, como as encontradas acima da boca e os famosos “pés de galinha”, ao redor dos olhos.
  • Recuperação rápidaDemora até uma semana, em média, a recuperação do tratamento com laser fracionado. Uma vez finalizado o procedimento estético, o médico aplicará curativos ou cremes para proteger a pele tratada.
  • Efeitos colaterais reduzidosAo contrário de outros tratamentos estéticos para o rosto, o laser fracionado de CO2 é mais sutil e não forma crostas na pele.

Além disso, o tratamento proporciona:

  1. melhora nas rugas profundas;
  2. melhora nas estrias, na flacidez e nas cicatrizes;
  3. diminuição dos poros e das manchas.

Desvantagens do tratamento

Tanto para o Laser CO2 Fracionado quanto para qualquer outro tratamento a laser, a posterior exposição ao sol deve ser realizada com cuidado e com o uso de protetor solar, pois a pele em cicatrização fica mais vulnerável ao aparecimento de manchas.

O tratamento não é indicado para pessoas com a pele negra, pois elas tendem a desenvolver queloides. É contraindicado, também, para pessoas com vitiligo, lúpus, herpes, infecções e outras doenças fotossensíveis.

O laser CO2 Fracionado também não deve ser feito em pessoas que usam medicamentos fotossensibilizantes, anticoagulantes orais e a isotretinoína para tratamento da acne.

Pacientes com problema de cicatrização hipercrômica (cicatrizes escuras) ou hipocrômicas (cicatrizes claras) devem ser bem avaliados antes do procedimento. Por fim, quem está em período gestacional não deve realizar o tratamento, pois não há estudos que comprovem 100% de segurança.

Gostou deste artigo? Então veja mais dicas e notícias sobre saúde nas redes sociais: Facebook e Instagram.

Sem comentários

Poste um comentário

Iniciar conversa
Podemos ajudar?