Cuidado! A escolha do profissional é essencial no uso da toxina botulínica

Cuidado! A escolha do profissional é essencial no uso da toxina botulínica

A toxina botulínica é uma das maiores descobertas da cosmetologia nos últimos anos para melhorar linhas de expressão, rugas profundas entre as sobrancelhas, perto do nariz, na testa e nos cantos dos olhos, e outros sinais que surgem com o passar do tempo e o envelhecimento. Entre os tratamentos de rejuvenescimento da pele que existem, a aplicação da substância é um dos mais seguros e eficazes, contanto que seja feita por um dermatologista que domine o procedimento.

Como fazer a escolha do profissional no uso da toxina botulínica

Os profissionais que são membros titulares da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e podem ser encontrados no sistema de busca por profissionais da SBD são os médicos com maior qualificação para efetuar qualquer procedimento dermatológico, pois possuem certificação concedida pela Sociedade e Associação Médica Brasileira (AMB). Isso representa segurança para o paciente, que será atendido por um dermatologista que detém especialização na área.

Verificar se o médico possui registro no Conselho Federal de Medicina (CFM), órgão responsável por fiscalizar e normatizar a prática médica, é outra maneira de confirmar que o dermatologista é habilitado para aplicar a toxina botulínica.

Ainda assim, é sempre bom buscar boas referências do profissional no círculo de amizade, de colegas de trabalho ou de familiares. Quem já fez o procedimento com ele dará a impressão pessoal sobre a atuação do dermatologista, sua conduta e a satisfação com o resultado. Desta forma é possível avaliar se a atitude do médico é a que espera do profissional.

Outros cuidados essenciais

Depois de verificar se o dermatologista é membro da SBD, está registrado no CFM e obter indicações dos conhecidos, é importante marcar uma consulta para conhecer o médico e conversar com ele pessoalmente antes de fazer as aplicações da toxina botulínica.

A consulta é o momento propício para obter outras informações às quais é preciso ter atenção. Por exemplo, o local em que será realizado o procedimento. Geralmente, é no próprio consultório do médico ou clínica. O ambiente deve ser limpo, bem organizado e, acima de tudo, ter o alvará da Vigilância Sanitária, que deve estar fixo em local visível e de fácil acesso para os pacientes.

Há diversas marcas de toxina botulínica disponíveis no mercado, mas somente cinco delas têm a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão governamental que regulamenta o uso de produtos e serviços direta ou indiretamente relacionados à saúde. Abordar a questão na consulta médica prévia às aplicações é uma forma de evitar futuras complicações. Não é recomendado usar um produto não registrado na Agência, mesmo que o dermatologista diga que é seguro. Profissionais qualificados cumprem as normas porque prezam pela segurança.

Quando o profissional não é capacitado para realizar o procedimento, o local em que é feita a aplicação não é fiscalizado para garantir as condições sanitárias e o produto é de origem duvidosa, a saúde pode ser comprometida. Portanto, todo cuidado é pouco, ainda mais com a pele. Bons profissionais sabem como mantê-la saudável. É com estes que se deve consultar, sempre!

Sem comentários

Poste um comentário

Iniciar conversa
Podemos ajudar?