Como age a toxina botulínica? Dica: não é diretamente sobre a pele

Como age a toxina botulínica? Dica: não é diretamente sobre a pele

A função da toxina botulínica na eliminação ou disfarce de rugas e linhas de expressão é amplamente conhecida, mesmo por quem não tem nenhuma outra informação sobre o procedimento. Entre os tratamentos de rejuvenescimento, é, também, o maior alvo de críticas e desconfiança pelos casos que não obtêm bons resultados. Por que isso acontece? Entender como age a toxina botulínica no corpo é o primeiro passo para decidir se vale ou não a pena passar pelo procedimento.

Como age a toxina botulínica no corpo humano?

A primeira coisa a se entender é que a toxina não age diretamente sobre a pele — o que se vê na pele são seus efeitos. A substância age somente sobre os músculos, porque são eles os responsáveis pela formação de parte das rugas, e por isso é tão eficaz.

Quando a musculatura está contraída, a pele se dobra na superfície, gerando sulcos e diferenças de relevo, ou seja, as rugas. Quando está relaxada, a pele se mantém lisa. Com o passar do tempo, a pele passa a apresentar lesões na derme, a camada mais profunda, como se “quebrasse”. Essas “quebras” tornam-se rachaduras profundas que se intensificam quando a musculatura contrai, mas não mais desaparecem quando ela relaxa. Essas são as rugas definitivas.

A toxina botulínica pode ser entendida, então, como um potente paralisante muscular. O caminho percorrido pelo estímulo elétrico responsável pela contração de um músculo começa no cérebro, passa pela medula espinhal e acaba nos nervos, em seu ramo mais fino. A passagem da informação entre o nervo e o músculo é feita com a liberação de uma substância chamada acetilcolina. O que a toxina faz é bloquear a liberação desta substância pela terminação do nervo.

Se o músculo não recebe a acetilcolina, ele não contrai. É assim que a toxina paralisa a musculatura, mantendo-a temporariamente relaxada e deixando a pele com aparência mais lisa e jovem. Não existe outra forma de ação da substância, por isso é de extrema importância sua aplicação de forma correta e nos músculos certos.

Aí surge a primeira dúvida, bastante frequente: a expressão do rosto pode ficar, então, paralisada? Não. A toxina botulínica causa apenas o relaxamento temporário do músculo responsável pela formação da ruga, e não a paralisação da face. O objetivo do profissional capacitado é eliminar a ruga, não a expressão natural da paciente.

A toxina relaxa o músculo onde é aplicada, eliminando e suavizando rugas de expressão localizadas nas laterais dos olhos, entre as sobrancelhas, na testa, pescoço, ao redor da boca e no colo. Quando aplicada nas axilas, palmas das mãos ou plantas dos pés, promove a redução ou o fim da produção de suor, permitindo que pacientes portadores de hiperidrose levem uma vida sem os constrangimentos e incômodos causados pela sudorese excessiva. Também pode ser aplicada no tratamento de assimetrias em paralisias faciais.

No caso da hiperidrose, diferente do tratamento para rugas, a toxina botulínica deve ser aplicada apenas na superfície, para atuar na inervação das glândulas sudoríparas. Na região das axilas, o tratamento é praticamente indolor. Nas mãos e pés, são usadas técnicas anestésicas e analgésicas.

A toxina também pode ser utilizada para prevenir o surgimento de novas rugas através da reeducação da mímica facial, ou seja, dos movimentos realizados pela face. O tratamento é uma boa opção para pacientes que procuram procedimentos menos invasivos ou que buscam resultados eficazes sem longos períodos de recuperação.

Atenção na hora de escolher o médico

Aplicada sem cautela e conhecimento, a toxina pode gerar assimetrias, queda das pálpebras, paralisias faciais temporárias e outros problemas funcionais, além do “efeito máscara”, presente nos casos mal sucedidos.

A aplicação da toxina botulínica deve ser feita por um profissional treinado e experiente, no consultório e sem necessidade de anestesia. A paciente deve verificar se o médico possui título de especialista na área, é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e se sua formação o habilita a aplicar a substância.

A toxina botulínica não tem a função de aumentar o volume. Para essa finalidade, o mais indicado é o preenchimento à base de ácido hialurônico. Por isso, ela não é aplicada nas maçãs do rosto, nos lábios ou no sulco nasolabial (“bigode chinês”).

Sem comentários

Poste um comentário

Iniciar conversa
Podemos ajudar?