Acne depois da adolescência

Muitas pessoas acreditam que acne é apenas um efeito hormonal da adolescência, mas na realidade muitos adultos também sofrem desse problema, em cada 5 mulheres entre 25 e 30 anos uma sofre com a pele acneica, muitas delas sem mesmo ter tido esse problema na adolescência. Devido questões hormonais as mulheres são mais propensas a terem espinhas na fase adulta que os homens, não os privando de também sofrer desse problema.

Na adolescência as espinhas são mais comuns devido ao choque hormonal que acontece no organismo, até em torno de 20 anos acne pode ser relacionada a isso, após essa idade as causas da pele acneica podem ser várias. A alimentação incorreta é um dos fatores que podem gerar espinhas, alimentos muito oleosos deixam a pele mais oleosa, consequentemente fechando os poros e gerando mais espinhas. O estresse é outra causa de acne, e uma das mais frequentes, faz com que as glândulas supra-renais liberem mais hormônios masculinos, assim desencadeando a produção de mais oleosidade para pele.

Os cuidados com a pele, como o uso incorreto de cremes, a não retirada de maquiagem no fim do dia, também levam a uma pele com acne. Além disso tudo o hábito de fumar também é um causador de acne, a nicotina presente nos cigarros impulsiona a produção de oleosidade da pele.

Para o tratamento da acne em adultos, o primeiro passo é visitar um dermatologista, após uma avaliação será indicada e tratada a causa correta desse problema. Dependendo do caso e sintomas do paciente, um creme para acne será indicado, muitas vezes contendo antibióticos em sua formula, se a espinha tiver causa hormonal poderá ser indicada uma visita ao ginecologista para talvez se iniciar o uso do anticoncepcional. O quanto antes seu médico for procurado melhor e mais rápido será o diagnóstico e tratamento do problema.