6 benefícios da limpeza de pele

6 benefícios da limpeza de pele

Os benefícios da limpeza de pele realizada por um profissional especializado traz inúmeros benefícios para as pessoas que aderem a esse tratamento. A rotina de cuidados com a derme pode ser complexa, havendo a necessidade de um acompanhamento especializado.

A grande maioria das limpezas de pele segue um passo a passo com etapas bem definidas, que vão desde a higienização da pele até a aplicação de um filtro solar. Em geral, a pessoa deita-se em uma maca para realizar a limpeza de pele e usa uma proteção para os olhos. A sessão dura, em média, uma hora.

Conheça seis benefícios da limpeza de pele

Muitas pessoas pensam que a limpeza de pele é dispensável. No entanto, o procedimento oferece benefícios variados e, quando realizados de forma correta, auxiliam na prevenção de problemas de pele.

Dentre os principais benefícios da limpeza de pele, estão:

1. Ação antisséptica

A pele fica livre de todos e quaisquer resquícios de bactérias. Assim, é muito mais fácil prevenir os cravos, miliuns e as espinhas.

2. Ação anti-inflamatória

Um dos principais problemas que os cravos, miliuns e a acne trazem para a pele é a inflamação. Por isso, prevenir esse tipo de inflamação é importante e a limpeza de pele pode ajudar.

3. Efeito cicatrizante e relaxante

Outra questão é o longo tempo que a pele demora para cicatrizar naturalmente os locais que apresentavam cravos e espinhas. Com a limpeza de pele profissional, o processo de cicatrização é muito mais rápido.

4. Nutrição da pele

A limpeza de pele deixa a derme mais macia e tonificada, com um aspecto mais bonito.

5. Diminui a oleosidade

A limpeza de pele ajuda a diminuir a oleosidade da pele e evita que sujeiras se acumulem na derme, obstruindo os poros. Quando a pele consegue “respirar”, o seu aspecto fica mais uniforme e saudável.

6. Outros benefícios

Outros benefícios da limpeza de pele realizada por um profissional é que a técnica também ajuda a eliminar pontos sebáceos, desintoxicar e remover as células mortas. Mas é preciso ficar claro que a limpeza de pele não deve remover espinhas inflamadas. Pelo contrário, o procedimento não é indicado para peles que estão sofrendo com muita acne, pois ele pode causar cicatrizes e inflamar os locais que apresentam o problema.

Conheça todas as etapas do procedimento

Assepsia

A pele é higienizada com loções de limpeza, cuja ação varia de acordo com o tipo de pele. O objetivo é remover resíduos de maquiagem, cosméticos e, até mesmo, as impurezas decorrentes da poluição e da oleosidade da pele.

Esfoliação

A esfoliação da pele é feita com a aplicação de produtos específicos, que possuem efeito abrasivo. Eles promovem um “afinamento” da camada mais superficial da pele, facilitando a extração de cravos e acnes que não estejam inflamadas. O profissional irá realizar a esfoliação da pele do rosto, pescoço e/ou colo de forma delicada, com movimentos suaves e circulares.

Vaporização

A próxima ação na limpeza de pele profissional é a abertura dos poros, que é realizada com a aplicação de vapores que tornam o procedimento mais fácil e eficaz. Também, pode ser utilizado vapor quente ou toalhas aquecidas para que a pele fique mais maleável para ter as impurezas removidas.

Extração

Ao iniciar a retirada de cravos, espinhas não-inflamadas e miliuns, o profissional deve utilizar técnicas corretas de manipulação. Os cravos são espremidos com os dedos, mas o profissional nunca aperta a pele diretamente, sempre usa uma gaze médica para fazer a extração.

Isso evita que a pele fique machucada, e também ajuda a reduzir a dor. Os miliuns são removidos com a ajuda de uma microagulha, pois é necessário romper a camada que cobre o cisto para expelir a substância que há no seu interior.

Após a extração, é utilizado um aparelho de alta frequência para cicatrizar e atuar como anti-inflamatório sobre os pontos da pele que sofreram microlesões.

Massagem

Nesta etapa, é realizada uma massagem com manobras suaves e metódicas que tem finalidades terapêutica. Ela auxilia na aplicação de substâncias hidratantes e calmantes.

Máscara

A máscara é o procedimento de finalização da limpeza. A escolha do tipo de máscara depende do tipo de pele. Normalmente, é preferível a utilização de máscaras calmantes, para a diminuição da vermelhidão da pele.

Filtro solar

A aplicação do protetor solar faz parte da última etapa da limpeza de pele profissional. Ele é aplicado em forma de gel ou loção, para não obstruir os poros, e deve ter um fator de proteção igual ou superior a 30. Isso garante que a pele esteja protegida dos efeitos nocivos dos raios solares, como as queimaduras e as manchas.

Sem comentários

Poste um comentário

Iniciar conversa
Podemos ajudar?