Seis tratamentos que vão te ajudar a ter uma pele mais jovem

Seis tratamentos que vão te ajudar a ter uma pele mais jovem

Manter uma aparência jovem ao longo da vida é algo desejado e perseguido por muitas pessoas, homens e mulheres, seja por questões profissionais ou pela autoestima. As atitudes, o estado de espírito, a disposição, a saúde e até o estilo têm muito a ver com isso, mas nada dá uma primeira impressão melhor de jovialidade do que o rosto. A dermatologia conta com inúmeras opções de procedimentos que possibilitam uma pele mais jovem. A seguir, você pode informar-se sobre alguns dos principais tratamentos.

Quais são as técnicas utilizadas para ter uma pele mais jovem?

Peeling químico

É um método eficaz no tratamento de vários tipos de condições. Pode ser utilizado para atenuação de rugas, manchas e cicatrizes, na diminuição de lesões pré-malignas, na prevenção do câncer de pele e no controle da acne. Consiste na aplicação de agentes químicos cáusticos que destroem as camadas superficiais da pele, dando lugar à sua regeneração e a uma aparência melhor. É uma forma de acelerar a esfoliação cutânea que acontece naturalmente.

O peeling pode ser superficial, médio ou profundo. Cada paciente deve passar por avaliação médica especializada para identificar a melhor opção em seu caso específico. Dependendo do tipo de peeling, a pele se refaz entre um e até 15 dias.

Os peelings químicos são contraindicados durante a gravidez, para pessoas com cicatrizes, pigmentação de pele anormal, verrugas, pele negra ou amarela, cabelos ruivos e pele clara com sardas ou que fizeram tratamentos contra acne um ano antes do procedimento. O peeling pode causar leve ardor e deixar a pele avermelhada nos dias seguintes à sua realização.

Aplicação a laser

É uma tecnologia que projeta radiação eletromagnética contra um determinado alvo na pele, que pode ser um pigmento como a melanina, pigmentos de tatuagem e até mesmo a água, no caso do rejuvenescimento. É indicada para suavizar cicatrizes faciais, rugas e manchas.

A técnica empregada vai de acordo com o grau de envelhecimento da pele de cada paciente. Os lasers ablativos (que agem mais profundamente na pele) exigem maior tempo de recuperação. Já os não ablativos, mais superficiais, permitem que o paciente retorne às atividades cotidianas imediatamente. O tipo do laser utilizado depende de o que se deseja tratar. O procedimento leva de 30 minutos a duas horas. Em seguida, a dermatologista aplica curativos específicos para proteger a pele tratada.

Preenchimento facial

É realizado para repor volumes e reparar imperfeições adquiridas ao longo da vida, como cicatrizes e manchas. O objetivo é melhorar o contorno e as formas da face. O principal preenchedor utilizado hoje é o ácido hialurônico, uma substância que o próprio corpo humano contém, mas passa a produzir em menor quantidade ao longo do tempo. O ácido atrai água para o local onde é aplicado, o que ocasiona não só a melhora dos sinais da pele como também sua hidratação.

O preenchimento facial geralmente é feito na região do sulco nasolabial, conhecido como bigode chinês, nos lábios, no contorno da mandíbula, nas maçãs do rosto e nas olheiras. Após a aplicação, a área pode ficar avermelhada e inchada, mas a ocorrência de alergias é rara. O preenchimento pode ser feito em combinação com outros procedimentos para resultar em uma pele mais jovem, como o peeling químico.

Skinbooster

Esse tratamento também utiliza o ácido hialurônico injetável, porém é uma técnica mais moderna, que traz a substância mais fluida, mais leve e garante um efeito mais natural. As aplicações são feitas nas regiões a serem tratadas, previamente anestesiadas, e a agulha tem a espessura de um fio de cabelo. Esse procedimento hidrata a pele, recupera o volume e preenche os vincos, amenizando rugas finas principalmente ao redor da boca e dos olhos. Melhora a elasticidade e o brilho da pele, e funciona muito bem para quem tem olhos fundos com olheiras.

Podem surgir pequenos pontos arroxeados na pele após a aplicação, mas eles desaparecem dentro de três ou quatro dias. O ácido hialurônico nessa versão não faz inchar e nem surgir nódulos. Diferente do preenchimento facial, que é feito para devolver volume, o skinbooster estimula a absorção de água e a regeneração natural da pele.

Luz intensa pulsada

O procedimento é feito com um equipamento que emite luzes de cores variadas na pele a ser tratada. O tecido da região converte a energia luminosa em calor, ativando reações químicas e afetando somente seu alvo, os pigmentos vermelhos e pretos (vasos sanguíneos alargados e manchas escuras na pele). Isso a difere do peeling, por exemplo, que precisa atingir toda a pele do rosto para reduzir as manchas.

O tratamento começa com a aplicação de um gel no rosto que facilita o contato do equipamento com a pele. Depois, a luz é aplicada nos pontos necessários. Para reduzir o desconforto, pode ser utilizado um aparelho que emite ar gelado e um creme anestésico.

Vários estudos demonstram que a luz pulsada é capaz de auxiliar no rejuvenescimento da pele por aumentar sua espessura. Ela também estimula a produção e reorganiza as fibras colágenas, responsáveis pela firmeza e elasticidade da pele. A luz intensa pulsada é um tratamento que traz resultados positivos, como atenuação de rugas, melhora da textura, redução do tamanho dos poros e secreção de sebo, com o mínimo de efeitos colaterais.

Essa tecnologia se difere da aplicação a laser porque esta última utiliza apenas um comprimento de onda específico com direção reta, enquanto a luz pulsada emite vários comprimentos de onda com direções variadas.

A luz pulsada é indicada para todas as idades, já que não só promove o rejuvenescimento e elimina marcas de expressão, mas também diminui manchas, sardas, elimina vasos sanguíneos dilatados e dá mais firmeza à pele. Uma sessão leva em torno de 30 minutos, dependendo do local e objetivo do tratamento. A quantidade de sessões é definida pela dermatologista.

Dermaroller com microagulhas

O dermaroller é um pequeno rolo com cerca de 500 microagulhas que alcançam a epiderme e a derme, promovem a renovação celular e ajudam a tratar rugas, acne, flacidez, estrias, entre outros. O aparelho realiza micropunturas para produzir pequenas lesões e aumentar a produção de colágeno.

Após o procedimento, a pele entra em processo de regeneração e cada ponto lesionado é substituído por um novo tecido fibroso. As micropunturas também aumentam a permeabilidade cutânea, pois as lesões atuam como microcanais e facilitam a chegada dos produtos dermatológicos e seus princípios ativos aos níveis da pele, potencializando seu efeito. Alguns tipos de manchas podem ser atenuados e a textura e a qualidade da pele melhoram. O tamanho das microagulhas varia de 0,5 milímetros a 2 milímetros.

Antes da aplicação, a pele é higienizada e anestesiada. O dermaroller desliza sobre a pele seguindo as quatro direções espaciais (vertical, horizontal e diagonais), seis vezes cada uma. Em seguida, um creme específico para o caso do paciente é aplicado (antirrugas, antiestrias, etc).

A pele pode ficar vermelha e irritada, e um creme cicatrizante pode ser aplicado. Dependendo do tamanho da microagulha utilizada, é preciso um tempo de intervalo entre uma sessão e outra para que a pele se recupere.

Independente de qual for o procedimento escolhido na busca por uma pele mais jovem, é imprescindível proteger-se com filtro solar FPS mínimo 30 no período pós procedimento e depois do término do tratamento, além de seguir as orientações da dermatologista à risca.

Sem comentários

Poste um comentário

Iniciar conversa
Podemos ajudar?